Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2018

Vida & Saúde

Acompanhe o blog do Meio Dia.
assinar feed

Ceias de Natal

Natal Nordestino

21/12/2011

Escondidinho de Carne de Sol

Ingredientes para o purê
- 1 kg de macaxeira (aipim) crua e descascada
- 2 a 4 colheres (chá) de sal
- 500 ml de leite de gado, ou o quanto baste
- 1 caixa de creme de leite

Ingredientes para a carne
- 500 g de carne de sol
- 3 colheres (sopa) de manteiga da terra (ou manteiga com sal)
- 1 dente de alho, descascado, amassado e picado
- 2 cebolas roxas grandes, sem casca e picadas em cubinhos
- 200 g de nata
- 200 g de queijo de coalho ralado (para gratinar)

Modo de preparo
O purê: Lave bem e descasque a macaxeira. Corte-a em pedaços irregulares, para facilitar o cozimento. Transfira-a para uma panela grande e cubra com água. Cozinhe em fogo alto e com a panela semi tampada por aproximadamente 20 minutos, ou até que a macaxeira comece a rachar e abrir. Retire a panela do fogo e, com a ajuda de uma concha, retire metade da água do cozimento e despreze. Preencha novamente com água até cobrir, acrescente o sal e retorne ao fogo por mais 10 minutos, ou até que a macaxeira esteja bem macia e cozida. Quando a macaxeira estiver cozida, retire a panela do fogo.

Transfira a macaxeira aos poucos para o liquidificador, juntamente com uma concha pequena do caldo do cozimento e uma concha de leite de gado. Bata até obter um purê liso e homogêneo. Se necessário, adicione mais leite e caldo do cozimento. Em seguida, transfira para um recipiente grande e adicione o creme de leite. Mexa bem até incorporar todo o creme de leite. Repita o processo com toda a macaxeira. Reserve

A carne: Com uma faca bem afiada, corte a carne em pedaços irregulares, para facilitar o cozimento e na hora de processar ou desfiar. Coloque a carne em uma panela média e cubra com água. Leve para cozinhar por aproximadamente 25 minutos em fogo alto, ou até que a carne esteja bem macia. Retire do fogo e escorra a carne sobre uma peneira. Deixe que esfrie por alguns minutos. Transfira aos poucos a carne para um processador ou um liquidificador (use o botão pulsar). Processe a carne até que ela esteja bem desfiada. Cuidado para não passar demais, ou a carne ficará muito seca.

Em uma panela pequena, esquente a manteiga da terra e adicione o alho e a cebola roxa. Refogue até dourar a cebola. Em seguida, adicione a carne de sol, e refogue bem (7 minutos aproximadamente) mexendo sempre. Depois que a carne estiver bem refogada, desligue o fogo e adicione a nata. Mexa bem até que a nata tenha se dissolvido.

Montagem
Pré aqueça o forno a 200 ºC. Em um refratário médio retangular, disponha a carne de sol refogada com nata, e por cima acrescente o purê de macaxeira. Rale o queijo de coalho e polvilhe sobre o purê. Leve ao forno por 10 minutos aproximadamente ou até que o queijo esteja derretido. Retire do forno e sirva bem quente.



Chester com Batata Doce e Linguiça

Ingredientes
- 1 chester
- 1 xícara de chá de batata doce cozida e passada pelo espremedor
- 1 xícara de chá de cebola picada
- 1 xícara de chá de leite quente
- ½ xícara de chá de água
- 4 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
- 250g de lingüiça de lombo sem a pele, picada
- Sal e pimenta do reino à gosto

Modo de preparo
Numa panela grande derreta a manteiga ou margarina, junte a lingüiça e doure bem. Junte a cebola e mexa até que esteja dourada. Junte os ingredientes restantes e misture bem. Recheie o chester com parte dessa mistura e depois coloque-o numa assadeira com água e leve ao forno moderado (180ºC) pré-aquecido, regando de vez em quando com o líquido que se forma na assadeira, até que esteja macio e dourado - mais ou menos 2h30. Coloque o recheio restante em um saco de confeitar com bico grande e decore em voltado chester.



Lombo ao Leite

Ingredientes
- 1 lombo temperado de 1,5kg (congelado)
- 2 colheres (sopa) de azeite extra virgem
- 1 raminho de alecrim
- 1 ½ litros de leite
- Raspas de 2 limões

Modo de preparo
Retire o lombo do freezer, acomode em uma assadeira e leve a parte inferior para a geladeira por cerca de 24h para descongelar. Coloque o lombo descongelado sobre uma tábua de carne. Em uma panela grande aqueça o azeite, doure o lombo e em seguida adicione o leite, raspas do limão e o alecrim e mantenha o fogo baixo, com a panela tampada por cerca de 1h e 30min, ou até que a carne fique macia. Passe para uma travessa, corte algumas fatias de coloque um pouco de molho. Decore com fatias de limão e sirva acompanhado do molho que se formou.



Salada com Camarões e Ovos de Codorna

Ingredientes do molho
- ½ colher (chá) de coentro em grãos
- 3 colheres (sopa) de azeite extra virgem
- Sal e pimenta do reino branca em grãos à gosto
- 4 ramos de coentro fresco
- 1 limão

Ingredientes da salada
- 1 colher (chá) de páprica
- 3 colheres (sopa) de azeite extra virgem
- 300g de batatas novas em pedaços grandes
- 300g de ervilhas frescas
- 200g de ervilhas-tortas
- 300g de vagem
- 300-400g de favas
- 2 maços pequenos de rúcula
- 12 camarões sem casca
- 8 ovos de codorna
- Suco de 1 limão
- Sal à gosto

Modo de preparo

A salada: Coloque as batatas em uma panela com água fria e deixe cozinhar por 15min ou até ficarem macias. Cozinhe os ovos de codorna em água fria por 4min, contado a partir da fervura. Em seguida descasque. Lave a rúcula e limpe as ervilhas-tortas. Cozinhe as vagens em água fervente por 5min, junte as ervilhas-tortas, as ervilhas frescas, cozinhe por mais 4min e escorra. Cozinhe à parte as favas, escorra e retire a película. Cozinhe os camarões em uma panela com o azeite por 6 a 7min, junte o suco do limão, a páprica e o sal e deixe e deixe até reduzir o líquido de cozimento. Espere esfriar.

O molho: Lave bem o limão e rale a casca. Esprema o limão, coloque o suco em uma tigela, junte 1 pitada de sal, a casca do limão, o azeite, o coentro em grãos e alguns grãos de pimenta-do-reino, misture bem e adicione as folhas de coentro picadas.

Junte todos os ingredientes em uma saladeira, tempere com o molho e sirva.



Arroz com Castanha de Cajú

Ingredientes do arroz
- 2 xícaras de chá de arroz lavado e escorrido
- 2 xícaras de chá de champagne seco
- 3 xícaras de chá de água fervente
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 4 dentes de alho amassados
- 1 cebola bem picada
- Sal à gosto

Ingredientes para misturar ao arroz cozido
- 1 xícara de chá de cogumelos frescos, cortado em 4 pedaços e refogados com 1 colher de sopa de manteiga
- ½ xícara de chá de caldo de galinha (½ tablete de caldo de galinha dissolvido em ½ xícara de chá de água quente)
- ½ xícara de chá de presunto cortado em cubinhos (cerca de 200g)
- ½ xícara de chá de uvas passas demolhadas em champagne
- 1 e ½ xícara de chá de castanha de caju picadas
- 1 xícara de chá de vagem cozida e picada
- 1 xícara de chá de ervilhas frescas
- 2 xícaras de chá de tomates picados
- 1 cenoura picada
- Azeite e sal à gosto para finalizar
- Pimenta calabreza à gosto
- Cheiro verde picado à gosto

Modo de preparo
Para o arroz: Refogue a cebola e o alho no óleo e inicie o cozimento do arroz. Junte o champagne e o sal, misture e tampe parcialmente a panela. Abaixe o fogo e deixe cozinhar até o arroz ficar macio e á água secar. Enquanto o arroz cozinha prepare a mistura.

Mistura ao arroz numa tigela coloque o cogumelo refogado, o presunto, as passas, castanhas, ervilhas, vagem, cenoura, tomates, cheiro-verde e tempere com o caldo da galinha, pimenta, sal e azeite. Misture ao arroz cozido ainda quente coloque em uma forma com um buraco no meio, untada de azeite, apertando com as costas de uma colher. Desenforme em uma travessa e decore a gosto.



Abacaxi Grelhado com Vinho do Porto

Ingredientes
- ½ abacaxi pérola cortado em pedaços regulares
- ½ xícara de chá de vinho do porto
- 1 colher de sopa de açúcar

Modo de preparo
Disponha os pedaços de abacaxi em um refratário sem sobrepor e polvilhe o açúcar. Leve ao forno por 4min, ou até o abacaxi ficar levemente dourado. Retire do forno e reserve. Na mesma assadeira, disponha o vinho do Porto e volte ao forno até encorpar um pouco. Durante este tempo, mexa a calda por uma vez. Retire a calda do forno e sirva com o abacaxi.



Batida de Cajú

Ingredientes
- 1 e ½ dose de cachaça
- 1 dose de suco de caju
- Açúcar a gosto

Modo de preparo
Coloque a cachaça, o suco de caju e o açúcar numa jarra. Acrescente gelo em cubos e mexa bem. Sirva em copos de batida previamente gelados.

Veja também
22/12/2011

Natal Ligth

20/12/2011

Natal Mediterrâneo

20/12/2011

Natal Tropical


ponto criativo
Meio Dia Refeições Industriais

Rua Rio Pitimbú n° 256 Parque Industrial Emaús Parnamirim / RN Fone: 55 (84) 3645.2051