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Bem-Estar

Dicas de Saúde

29/10/2010

Levar uma vida mais saudável implica em prezar por uma alimentação equilibrada. Seguir um cardápio especialmente indicado para você, que contemple o que você gosta e suas necessidades calóricas é o melhor caminho, avaliam especialistas.

A nutróloga Marcela Paranhos Knibel, autora do livro “Nutrição Contemporânea - Saúde com Sabor”, recomenda uma proporção básica na composição dos pratos. “Metade hortaliças a e b, ¼ de hortaliças c, cereais, leguminosas e ¼ de carne magra”. Ela explica que as hortaliças a e b são as verdes e coloridas, enquanto a c, as batatas, inhame, mandioca.

Cada um tem o seu As pessoas são únicas e, por isso, a elaboração de um cardápio precisa ser individualizada, com a orientação de um especialista.“Questões como equilíbrio, horários, recomendações, dificuldades, são muito particulares e devem, sempre, ser levados em consideração”, diz a nutricionista Gabriela Kapim.

Sem culpa nas escapulidas Muita gente desiste de seguir uma dieta por causa do excesso de restrições. Se não é possível viver completamente longe das guloseimas, é preciso ter flexibilidade. “Se teve um almoço diferente, controle as quantidades”, diz Marcela.

“Se a pessoa está querendo perder peso e não tem problema de saúde, quanto mais fiel ao roteiro, mais rapidamente vai perder o peso desejado. Outra com problemas de peso e patologias precisa ser mais fiel ao esquema alimentar para não ter alterações na saúde. A pessoa magra que quer adotar um estilo de vida saudável é diferente. Uma besteirinha por dia numa quantidade controlada não vai fazer mal”. Nestes casos, diz Marcela, o nutricionista deixa essas brechas no plano de alimentação. Isso, inclusive, faz com que a pessoa não abandone a dieta.

Comendo na rua
Não é impossível manter uma alimentação equilibrada mesmo comendo fora. “Os restaurantes oferecem uma gama de alimentos calóricos ou não. Em restaurante a quilo a pessoa pode procurar escolher hortaliças verdes e coloridas, temperar com um pouco de azeite, sal e limão e escolher uma proteína magra, como um peixe, e um carboidrato”.

Calorias escondidas
Para aqueles que estão seguindo uma alimentação equilibrada para emagrecer, mas não conseguem: o problema pode estar nos excessos, mesmo de alimentos saudáveis – eles também engordam. As pessoas minimizam o que consomem, erram na quantidade. Não ligam para as calorias que bebem e nas refeições em restaurante a quilo fazem a composição errada”.

Disciplina é tudo
Ela é imprescindível tanto para seguir um cardápio equilibrado quanto para se habituar a comer em horários regulares. Por isso, é preciso educar o corpo. Sua saúde agradecerá.

Conteúdo do site http://gnt.globo.com/saude/alimentacao/

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